sábado, 11 de junho de 2011

A Turma da Mônica


Turma da Mônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

É o maior dos grupos (chamados de "turmas") de personagens criadas pelo cartunista, possuindo ainda uma série de minigrupos, nos quais as personagens passam por várias peripécias cotidianas. O termo pode se referir também a todas as personagens já criadas por Mauricio, mas que, a rigor, não fazem parte da "Turma da Mônica", tais como as personagens da Turma da Mata ou da Turma do Penadinho.
Turma da Mônica é um grupo de personagens de história em quadrinhos criado porMauricio de Sousa no ano de 1959.
Os primeiros personagens da Turma da Mônica foram Bidu e Franjinha publicados pela Editora Continental em 1960.
A Turma da Mônica foi publicada pelas editoras Abril e Globo e desde 2007 vem sendo publicada Panini Comics, além da publicação de tiras no formato de bolso pela própria Panini e pela L&PM.
As novidades recentes da Turma da Mônica são a Turma da Mônica Jovem, lançada em agosto de 2008, Mónica y su pandilla e Monica's Gang.
A Turma da Monica também têm histórias de aprendizado e traz muita alegria para as crianças com as suas histórias.

Turma da Mônica
Monica-gang revista.JPGCapa da versão americana da revista da "Turma da Mônica".
Maurício de Sousa
Ano

1959 - presente
Website
www.monica.com.br
História em quadrinhos

Criação

Mauricio de Sousa, então repórter policial da Folha da Manhã, no ano de 1959 ofereceu aos redatores do jornal uma tira em quadrinhos sobre um cãozinho e seu dono, Bidu e Franjinha. Nos anos seguintes foram lançados Cebolinha e, em seguida, Chico Bento, Cascão, Magali e Pelezinho, entre outras.
A Turma da Mônica pode ser encontrada em diversas mídias como livros, jornais, desenhos animados, CD-ROM, games, internet e discos.
A "Turma" na verdade consiste de 14 turmas:

[editar]Personagens

Turma da Mônica mostra uma infinidade de personagens então só mostraremos os principais de cada turma.

[editar]Turma principal

A Turma da Mônica
Mônica - Mônica é o personagem mais conhecido de Mauricio de Sousa. Representa uma menina forte, decidida, que não leva desaforo para casa mas, ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade e poesia. Mora com os pais, tem um cãozinho chamado Monicão e vive para baixo e para cima agarrada a um coelho de pelúcia. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, também serve de "arma" contra os meninos. Principalmente o Cebolinha e o Cascão, que não param de "aprontar" com ela. Foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. No início, saía nas tiras do Cebolinha, nos jornais.Depois começou a "roubar a cena" e ganhou sua revista própria em 1970. Desde essa época, é uma das revistas que mais se vendem no país.Hoje, além dos quadrinhos - onde aparece na história como líder imbatível e dona absoluta da rua - Mônica é estrela de cinema, teatro, tem vários produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tevê. Estrela mais versátil, impossível.
Cebolinha - Cebola, um garoto de cabelos espetados que, quando falava, trocava o “R” pelo “L”, existiu mesmo, fazia parte de uma turma de garotos, lá de Mogi das Cruzes, e acabou emprestando suas características para o Cebolinha, personagem criado em 1960 por Mauricio de Sousa. Ele já foi mais gordinho, mais crescidinho e até mais cabeludo, mas sempre com o mesmo jeito “englaçado” de falar. Parceiro de aventuras - ou seria melhor dizer “vítima”? - da Mônica, a quem vive tentando derrotar com seus “planos infalíveis”, Cebolinha teve a sua revista lançada em 1973 e nas horas vagas também é astro de tevê, cinema e teatro.
Cascão - Cascão nasceu em 1961, baseado nas recordações de infância do próprio Mauricio. Ele conta que, no início, teve receio da reação do público para com este personagem com uma certa “mania de sujeira”. A aceitação, entretanto, foi imediata e a popularidade cresceu tanto que desde agosto de 1982, Cascão tem sua própria revista.
Magali - Magali é outro personagem baseado em pessoa real. A Magali real é filha do Mauricio (como a Mônica e a Maria Cebolinha ) e a Magali personagem é uma das criações mais simpáticas e conhecidas da turma.A de verdade comia uma melancia inteira em criança. Daí o personagem seguir seus hábitos. Mas apesar desse apetite todo, Magali continua elegante e feminina. É a única que não vive brigando com a Mônica. Tem um gato, o Mingau, e vive com os pais.

[editar]Turma do Chico Bento

Turma de personagens cujas histórias acontecem em uma cidade no interior de São Paulo, a Vila Abobrinha, composta em sua maioria por fazendas. A ambientação e as rotinas das personagens retratam fielmente o cotidiano e a cultura caipira. Originalmente o principal personagem era o Zé da Roça, e Chico Bento, um coadjuvante.
Na Vila Abobrinha ficam as fazendas do Chico Bento e do Nhô Lau (da qual os meninos roubam goiabas das árvores), a escola da Professora Marocas e o centro da cidade, onde ficam os armazéns e a igreja do Padre Lino, todos frequentados normalmente por Chico e sua Turma.
Chico Bento: Caipira de chapéu laranja, blusa amarela e calça desfiada xadrez azul. Chico tem uma personalidade alegre e costuma defender os animais e a flora de Vila Abobrinha. Ele tem uma namorada, Rosinha. Seu pai é agricultor. O melhor amigo de Chico é seu primo Zé Lelé.
Rosinha: Namorada de Chico Bento. Embora seja humilde, adora os elogios que Chico faz à sua beleza e é frequentemente paquerada por Genesinho, filho do coronel, embora não dê muita bola às suas investidas.
Nhô Lau: Fazendeiro de Vila Abobrinha rabugento, que vive tentando dar tiros de sal grosso nos meninos, incluídos no grupo Chico e Zé Lelé, por lhe roubarem goiabas. Em algumas histórias, os meninos lhe ensinam lições e Nhô Lau fica mais afável.
Zé Lelé: É o atrapalhado e não muito inteligente primo de Chico, assim como seu melhor amigo. Sua falta de inteligência e sua ingenuidade causam certa irritação dos amigos. Seu nome verdadeiro, mencionado em algumas ocasiões, é José Eleutério.

[editar]Turma do Bidu

  • Bidu (1959) - é um cão azul, inspirado em um Schnauzer cor sal-pimenta, meio azulada (nas primeiras edições, o Bidu era cinza). O primeiro personagem de Mauricio, cachorro do Franjinha. Inicialmente fazia aparições apenas com a turminha, se comportando como um cachorro, mas com o tempo ganhou uma outra 'dimensão', estreando histórias solo, como ator, personagem e se comportando quase como humano, satirizando as próprias histórias.
  • Bugu (1972) - "Alô, mamãe!". Amplamente desgostado e desprezado pelo Bidu por tentar roubar-lhe a cena, Bugu é sempre chutado para fora pelo mesmo ao final das histórias. Seu maior dom é fazer imitações, e sempre arranja um jeito de representar algo no meio das historinhas do Bidu. Certa vez, apareceu Dudu, um cachorro que sabia imitar o Bugu! Um imitador de imitador…
  • Manfredo (1982) - é um cachorro que faz tudo nas histórias do Bidu (nas histórias de bastidores): contra-regra, braço-direito, secretário, assistente, produtor, enfim, o que for preciso. Não costuma contracenar com Duque.
  • Duque (1973) - o melhor amigo do Bidu. Esperto e simpático, está sempre convidando o Bidu para acompanhá-lo nos passatempos caninos, como correr atrás de pneus.

[editar]Turma do Horácio

Horácio é um dos principais personagens de Mauricio. Comenta-se que, na verdade, é um alter-ego do próprio autor, através do qual ele pode expressar sua opinião e filosofar.
Suas histórias geralmente não tem fins humorísticos e sim reflexivos acerca de vários assuntos.
  • Horácio - tão ingênuo quanto filósofo, Horácio é um filhote órfão de Tiranossauro Rex, mesmo que não pareça, pois é meigo, amigo, gentil, solidário, e, o mais surpreendente, herbívoro, sendo seu prato predileto alface. Nasceu de um ovo abandonado ao sol e até hoje procura saber quem é a sua mamãe. É o único personagem cujas histórias são apenas escritas pelo próprio Mauricio.
  • Lucinda - Namorada de Horácio. Vive falando em casamento com Horácio, que sempre tira o corpo fora.
  • Tecodonte - é o melhor amigo de Horácio, mas quase nunca concorda com as ideias "solidárias" deste, como na história em que Tecodonte caiu, mas Horácio não riu dele.

[editar]Turma do Penadinho

Uma turma de seres do folclore popular mundial, tais como fantasmas vestidos de lençóis, lobisomens, múmias, etc.
  • Penadinho: Um fantasma baixinho. Geralmente não faz nenhuma maldade, mas às vezes sai para assustar pessoas com seus amigos. É revelado em uma história que tinha pernas altas, mas ficou atarracado, como todos o conhecem, no momento de sua morte: enquanto dirigia seu carro, entrou por acidente num ferro-velho e caiu em um compactador de metais, que o esmagou fatalmente. Há também outra versão de sua morte, a de que ele estava praticando mergulho sub-aquático, quando veio um tubarão e comeu a cabeça dele.
  • Dona Morte: Representação da morte, sempre muito atarefada. É uma das personagens centrais e principais das histórias do Penadinho. Aparece na maioria das histórias, com ou sem Penadinho e sua Turma, já que aparece por vezes em histórias individuais suas também. Mesmo sendo uma personificação do Ceifador Sinistro, a Morte propriamente dita, ela é uma criatura caridosa e inofensiva.
  • Zé Vampir: Um vampiro meio atrapalhado que sempre tenta sugar sangue de alguma vítima, mas geralmente se dá mal. É um dos grandes amigos de Penadinho. Apesar disso não leva aos extremos sua sede por sangue. Também não é homossexual, já que só suga mulheres.Paródia do Drácula de Bram Stoker
  • Cranicola: Uma cabeça de caveira que fica sobre uma pedra. Sonha em ter um corpo próprio e serve de bola para as "peladas" da turma.
  • Frank: Um ser criado pelo dr. Frankestóim. Tem muitos dispositivos e geringonças diferentes guardados na cabeça. Só não é lá muito inteligente.Sátira do Frankenstein de Mary Shelley

[editar]Turma da Tina

Lançada em 1964, em uma tira de jornal, onde somente aparecia Tina e Rolo completamente Hippies. Mais tarde, em 1970, Tina faz a sua estreia em uma historinha solo de duas páginas. Em maio de 2009, ganhou revista-solo.
As histórias da Turma da Tina são voltadas para o público adolescente. Inicialmente Tina e Rolo tinham visual hippie e se passavam naBahia. Ao longo do tempo, o visual deles foi mudando. Tina talvez seja a personagem mais reformulada de Mauricio de Sousa.
Eles também moram no Bairro do Limoeiro e em algumas raras vezes se encontram com a Turma da Mônica, mas somente em histórias especiais, já que são mais velhos do que os personagens da "Turminha". Os principais integrantes são: TinaRoloPipa e Zecão.
  • Tina - Amiga, determinada, simpática, linda e com estilo, Tina é caloura na faculdade de jornalismo, e namora o Jaiminho, mas nada sério(tanto que o namoro tem seu fim nas temporadas mais recentes), e é alvo de cantadas de vários garotos. Sua vida se resume a estudos, passeios, namoros e planos para a carreira. Tem 18 anos e sempre tem histórias legais e interessantes para o público jovem. Sua melhor amiga é a Pipa, e seus melhores amigos são o Rolo e o Zecão.
  • Rolo - O bon vivant acha-se o rei do pedaço com as mulheres, mas nem sempre se dá bem. Tem uma moto chamada Zulmira, toca guitarra e finge que sabe surfar. Trabalha em um escritório e sempre se mete em "rolos" tentando achar uma namorada. Seu nome se deve por ter barba e cabelo azul em forma de rolos. Tem uma boa amizade com Tina, e apesar de viver paquerando várias, tem uma queda platônica por ela, que não é muito enfatizada nas histórias. Seu melhor amigo é o Zecão, namorado da Pipa.
  • Pipa - Gordinha e chorona, é a melhor amiga da Tina. É um tanto neurótica e ciumenta quando o assunto se trata de namoro. Namora o Zecão e tenta emagrecer sem sucesso. Faz jornalismo junto com a Tina e está sempre disposta a ajudá-la.
  • Zecão - Namorado da Pipa. Sempre muito largado e distraído, vive mancando com o seu relacionamento, e a Tina é quem o põe para cima quando ele briga com a Pipa e tenta fazer os dois se reconciliarem. Adora futebol, principalmente na TV, e não troca uma cochilada por nada. Seu melhor amigo é o Rolo.

[editar]Turma do Piteco

Lançada em 1965 em um livrinho. Uma turma e habitantes dos tempos das cavernas e seu cotidiano, na aldeia de LEM.
  • Piteco - Um típico homem das cavernas, solteirão convicto. Caçador corajoso e um pouco atrapalhado, seu traço de certa forma lembra o Rolo. Prefere morrer solteirão a se casar - principalmente com a Thuga. Ele aparece no filme "Turma da Mônica-Uma Aventura no Tempo" e tem aproximadamente 39 anos. Vive na Aldeia de Lem e seu nome completo é Pithecanthropus Erectus da Silva.Seu sobrenome,da Silva,não faz sentido porque na pré-história os sobrenomes ainda não tinham sido inventados
  • Thuga - Uma mulher gordinha (lembra a Pipa) que tem como objetivo de vida casar com o Piteco (o que ele recusa firmemente). Insiste e não desiste. Ela também aparece no filme "Turma da Mônica-Uma Aventura no Tempo".
  • Bolota - Amigo de Piteco, magricelo, careca e narigudo. É uma espécie de amigo-confidente de Piteco. Ao contrário de Piteco, bolota é casado e tenta convencer o amigo a se casar também.
  • Beleléu - O inventor esquisito da Pré-História. Por mais úteis que possam parecer seus inventos, o povo de Lem o considera um doido.

[editar]Turma da Mata

Animais antropomorfizados, vivendo na selva sob o comando de um rei leão.

[editar]Turma do Papa-Capim

Uma tribo de índios (estilizados) que vive na Amazônia(no passado). É usada por Mauricio para passar mensagens ecológicas.
  • Papa-Capim: Indiozinho brincalhão, morador da floresta Amazônica que odeia os "homens brancos" e que é perfeitamente ligado a natureza. Nunca deixa seu amigo Cafuné na mão e é muito valente.
  • Cafuné: Indiozinho muito medroso, narigudo e brincalhão, é o grande e inseparável amigo do Papa-Capim. Ajuda seu amigo nos seus deveres e o acompanha nas suas aventuras pela mata.
  • Jurema: Representa a figura feminina dos curumins, que é como se chamam as crianças índias. Tem com Papa Capim uma afinidade especial, mas são apenas amigos.

[editar]Turma do Astronauta

Na verdade, 'turma' não seria mais correto, visto que são poucos personagens fixos. Trata-se do ambiente onde se passam as aventuras de 'Astronauta', um astronauta brasileiro que viaja pelo espaço em uma nave redonda.
  • Astronauta (1963): Um astronauta brasileiro e herói interplanetário. Seu companheiro de viagem é um computador de bordo. Tem sua origem no interior do Brasil, numa típica fazenda, na pequena cidade de Tangará. O órgão para o qual o Astronauta trabalha chama-se Brasa - Brasileiros Astronautas.
  • Ritinha: Inicialmente namorada de Astronauta, sempre presente na memória dele e nas vezes em que visitava a Terra. No entanto, não se sabe o motivo, numa série de histórias publicadas, mostra-se que Ritinha cansou de esperar Astronauta voltar de suas viagens e se casou com outro, Bonifácio, e teve um filho, fazendo Astronauta cair em depressão.
  • Computador: O companheiro de Astronauta é um computador de bordo, estereotipado, com uma tela com uma face humana estilizada. É ele que conversa com o Astronauta e quebra sua solidão jogando com ele partidas de xadrez.

[editar]Turma do Ronaldinho Gaúcho

  • Em 2006 Mauricio lançou a revista do Ronaldinho, em que repetia a experiência feita anteriormente com o Pelezinho, transformando o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho em personagem a interagir inclusive com a Turma. Foi lançado no mês de julho de 2006, aproveitando-se da grande expectativa gerada pela Copa do Mundo daquele ano, na Alemanha.
  • Ronaldinho Gaúcho (2006) - Inspirado no jogador de futebol homônimo, a princípio interage com o resto da turma, mas o plano é criar todo um núcleo de personagens secundários para ele.
  • Diego - Fã número 1 de Ronaldinho, Diego parece até a sombra do menino! Está sempre nos mesmos lugares que Ronaldinho, querendo fazer as mesmas coisas que ele.
  • Assis - É o irmão mais velho de Ronaldinho Gaúcho. Desde que o pai morreu, Assis ajuda a mãe a cuidar da casa e dos irmãos mais novos.
  • Deisi - Irmã do meio de Ronaldinho, Deisi é uma menina meiga e carinhosa! Ela também gosta de futebol e joga como goleira no time que organizou com as amigas.

[editar]Vilões da turma inteira

  • Capitão Feio - O vilão que aparece mais nas historinhas. Ele quer sujar o mundo e fazer dele o seu parque particular de poluição e sujeira, além de querer que Cascão seja seu herdeiro, pois sabe que o garoto também adora sujeira. Cascão, apesar de em várias histórias, aparecer como fã do Capitão Feio, é contra sujar o mundo. Seu quartel-general se localiza embaixo do Parque da Mônica, lugar que o Capitão Feio odeia e que tenta destruir. Na Turma da Mônica Jovem, passa a se chamar "Poeira Negra" e torna-se mais poderoso. Foi revelado em Cascão Nº37/Janeiro de 2010/Editora Panini,que o Capitão Feio é tio do Cascão.
  • Seres do Esgoto - Os lacaios do Capitão Feio. São feitos de sujeira, e, no geral, são meio burrinhos. Só fazem o que o Cap. Feio manda, nada mais.
  • Lorde Coelhão - Dono de um exército de coelhos androides, Lorde Coelhão era conselheiro do rei de Cenourando, e tentava casar com Mimi, princesa do planeta. Conta com uma nave gigantesca chamada "Nave Mãe" de onde comanda seu terrível exército. Tem ainda como aliado, o espião Zoiudo. Lorde Coelhão é um vilão inspirado em Darth Vader. Mas atualmente ele quer destruir o Planeta Terra. Lorde Coelhão fez sua 1ª aparição no longa-metragem de 1982 "As Aventuras da Turma da Mônica", A Princesa e o Robô, onde foi dublado por Arakén Saldanha. Recentemente, ele apareceu na Turma da Mônica Jovem.
  • Coelhoides - Integrava o exército do Lorde Coelhão. Existiam os Coelhoides do bem e do mal.
  • Zoiudo - O lacaio do Lorde Coelhão, uma minhoca alada e um tanto puxa-saco. Desempenha atividades de investigação para seu mestre por todo o universo.
  • Rei do Fogo/Pitoco - Um terrível deus pré-histórico, senhor das chamas e labaredas. É um vilão cruel e malvado. Sua primeira aparição foi no filme Uma Aventura no Tempo (2007). No filme, ameaçou incendiar a Aldeia de LEM, se a Thuga não fosse sua esposa.
  • Cabeleira Negra - Soberana de todos os piratas espaciais, extremamente linda, cruel e sedutora. Cabeleira Negra é uma mulher aventureira, corajosa e imbatível como espadachim. Sua maior paixão é saquear naves interplanetárias em busca de tesouros para aumentar a sua fortuna. A 1º aparição foi no filme Uma Aventura no Tempo. No filme ela chegou a transformar o Cebolinha em rato, mas este foi salvo pelo Cascão. Recentemente, também apareceu na Turma da Mônica Jovem. Seu nome é Shirley. Na verdade é careca.
  • Piratas Siderais - Gangue de piratas mesquinhos, malvados e gananciosos do espaço sideral. Na verdade, são um bando de robôs, androides e alienígenas fora-da-lei que, no filme Uma Aventura no Tempo, agiam sob o comando da Rainha Cabeleira Negra.
  • Dente-de-Ouro - Bandeirante do mal, regenerado, que descobriu um amuleto mágico capaz de controlar a água. Assim como Deus do Fogo e Cabeleira Negra, sua 1º aparição foi no filme "Uma Aventura no Tempo".
  • Dr. Spam (2005) - Dr. Spam é o oposto de Prof. Spada. Dr. Spam quer dominar o mundo e levar vírus para todos os computadores. Apareceu recentemente na edição 3 da Turma da Mônica Jovem.
  • Alienígenas do planeta Tomba - São extras-terrestres que vivem tentando "dominar" o planeta Terra. Já apareceram algumas vezes no gibi do Cascão e inclusive deixaram um clone em seu lugar. Eles compram presentes para tentar conquistar os terráqueos conforme disse Do Contra em uma das historinhas de Mônica Especial de Natal - n° 1 em que ele não acredita em Papai Noel. Apareceram mais fortes na Turma da Mônica Jovem 3.
  • Penha, a temida - Garota que apareceu primeiramente em “As meninas do bairro das Pitangueiras” em Mônica nº 14, na revista do Cebolinha nº 32 namorou com o Cebolinha e matou a Mônica de ciúmes e tem um “poder” conhecido como “Olhar de desprezo” Que pode deixar qualquer menina em depressão. É uma das meninas do Bairro das Pitangueiras.
  • Agnes, a tenebrosa - Garota que acha que sempre vai ficar doente e prende os passarinhos em gaiolas, como visto em “O sumiço dos passarinhos”. É órfã e vive com os fantasmas dos pais. É uma das meninas do bairro das Pitangueiras.
  • Sofia, a terrível - Garota mais gorda que a Mônica que quase nunca fala, fica quietinha lambendo o pirulito como em “ Tem uma pedra no meio do campinho”, é do bairro das Pitangueiras e quando a Mônica bateu nela, o coelhinho voltou para a própria mônica.
  • Bruxa Xanda - Bruxa que mora no Bairro do Limoeiro. Apareceu na revista Magali n°24 (Editora Globo),na Cascão Nº 18 no final da história de de abertura e já transformou a Mônica numa gatinha na história de abertura da revista Mônica n°19 (Editora Panini).
  • O Ladrão de Fumacinhas - É um cara que rouba fumacinhas de todos com a sua máquina. Apareceu pela primeira vez em uma revista do Cebolinha publicada pela editora Globo, em uma história do Almanaque do Cebolinha republicada em 2006 pela Editora Globo e também apareceu na revista Cascão nº18 da Editora Panini. O objetivo do vilão era sugar todas as famosas fumacinhas que sempre aparecem quando um personagem esta nervoso.
  • Tonhão da Rua de Baixo - O menino que espalha o terror no Bairro do Limoeiro, só perde uma briga contra a Mônica. Implicante, mal humorado e grosso. Conhecido também como Tonhão-Arranca-Toco.
  • Seu Bala - É o dono da Fábrica de brinquedos "A. Bala". Apareceu somente na história "Um sucesso no Natal", onde captura Cebolinha e tenta cortar seu cabelo, pois os cinco fios parecem com um capacete que chegaria as lojas no Natal, a nova invenção de Seu Bala, porém, falha, pois Mônica e Cascão aparecem para salvar seu amigo. Ganancioso, ele só pensava em lucro, mas teve a personalidade mudada graças a uma coelhada da Mônica, quando ficou gentil e generoso com as crianças.
  • Mago Alamazak - É um mago que deseja descobrir o sentido da vida meditando, mas é sempre perturbado por alguém da Turma. Ele apareceu num gibi do Cebolinha da Editora Globo, e do Cascão e Magali da Panini.
  • Seu Fubá - Um cozinheiro frustrado que tenta roubar as receitas da Tia Nena
  • Paçoca - Ajudante do Seu Fubá. Atrapalhado, sempre estraga os planos.
  • Homens Metálicos - São vilões dos anos 70. Apareceram em Os Doze Símbolos Natalinos impedindo a turminha de pegar o panetone nas terras de Maio.
  • Bringo - Vilão dos anos 70 é um cachorro que apareceu em Os Doze Símbolos Natalinos impedindo a turminha de pegar os cartões de natal nas terras de Julho.
  • Joni - Vilão dos anos 70 é um cachorro ajudante de Bringo que apareceu em Os Doze Símbolos Natalinos impedindo a turminha de pegar os cartões de Natal nas terras de Julho.
  • Bruxa dos Botões - É uma bruxa que vive roubando os botões da turma. Apareceu em Cascão 12 editora panini.
  • Bruxa Viviane - É uma bruxa que vive em uma caverna em baixo da Rua do Limoeiro. Ela sempre tenta dominar o mundo com os poderes da lua, sendo sempre atrapalhada por Magali. Aparenta ser jovem e é muito bonita. Tem um assistente gato chamado Boris. Aparece na TMJ 26, 27 e 28, onde está mais velha e tem uma filha chamada Ramona que adora plantas e a terra e não quer ser uma bruxa má como a mãe deseja. Menciona-se que o pai de Ramona foi para a selva Amazônica e adora plantas e terra como a filha. Na TMJ 26, 27 e 28, a bruxa Viviane tenta pegar as habilidades da turma para dar a filha para que ela se torne a maior bruxa de todos os tempos.
  • Boris - O gato preto encantado ajudante da Bruxa Viviane. Ele na verdade é humano, mas prefere ser gato. Foi transformado em gato pela bruxa Viviane.
  • Yuka - Rainha má do Japão, aprisionada por uma pedra lunar durante 400 anos, libertada graças ao Poeira Negra (Capitão Feio).

[editar]Vilões do Cebolinha

  • Mônica (em sua visão) - Alvo principal de seus planos 'infalíveis", para ele é considerada mais ou menos uma vilã, ele quer derrubá-la para ser o dono da rua.
  • Seu Bala - Antes da coelhada da Mônica, seu bala era malvado, e após lançar um capacete e ver que o cabelo dele tinha a mesma forma, queria cortar o cabelo do cebolinha.
  • Louco - É um homem louco que nas histórias do Cebolinha aparece com muitos empregos. Ele é considerado um vilão por atordoar o Cebolinha, mais ele atordoa o seu cebola também e geralmente confunde o nome do Cebolinha com Cenourinha. Aparece na Turma da Mônica Jovem aparentemente curado de sua loucura, atuando como professor. Seu nome foi revelado em uma revistinha, Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira.
  • Dudu (em sua visão) - Por ele o Dudu é o rei dos chatos por causa do seu falatório que atrapalha seus planos.
  • Papagaio Copião (2007) - É um papagaio copião que se passa pelo Cebolinha falando mal dos outros com sua mesma voz e jeito de falar, Ele imita toda a turma, apareceu em uma revista do Cebolinha e uma do Cascão.

[editar]Vilões da Magali

  • Viviane, a Bruxa da Lua (1998) - Vilã ligada às histórias da Magali, é uma bruxa que pretende conseguir os poderes da Lua para dominar o mundo. É uma mulher muito bonita, e tem como animal de estimação o gato falante Bóris. Apareceu mais em revistas da Magali, da Editora Globo, mas também em uma do Parque da Mônica (N° 20) da Editora Panini. Ela odeia a Magali.

[editar]Vilões do Cascão

  • Doutor Olimpo - Principal vilão do Cascão (é interessante que todos os vilões têm o Cascão como alvo principal), mas esse, em vez de sujar o mundo, quer limpá-lo, incluindo o Cascão, o que faz de Olimpo um vilão.
  • Sapóleo - É o ajudante burro do Dr.Olimpo, que sempre leva culpa dos planos falhados. No começo, O Doutor Olimpo o chamava de Zé.
  • Cremilda e Clotilde (1982) - Mais vilãs que querem limpar o Cascão. Gêmeas com uma incrível mania de limpeza, frequentemente são contratadas para serem babás dele. Curiosamente, Cascão não tem por elas qualquer sentimento negativo.
  • Lara e Luísa (2007) - São as sobrinhas da Cremilda e Clotilde. Também chamadas de Lá e Lú, elas também têm mania de limpeza (para azar e pavor do Cascão). Apareceu pela primeira vez na história "As Gêmeas Lá e Lú".
  • Esponja maligna (2007) - Uma velha esponja que quis se vingar no almanaque nº 2 do Cascão em 2007, no final outra menina a encontra, ela dá língua ao Cascão, que diz que assim ela seria mais feliz.
  • Cumulus, o homem-nuvem (2010) - Um homem que teve seu emprego perdido como homem-da-previsão-do-tempo na televisão por causa de Cascão, então ele fez uma poção que o transformou em vapor. Pesquisou sobre o passado de Cascão e resolve dar um banho nele, porém é impedido por um ventilador. Apareceu pela primeira vez na história "É o Cúmulo, Mesmo!".
  • Paty (2009) - Uma menina mimada que tenta a qualquer custo dar um banho nele, já que acha que as brincadeiras do Cascão são ridículas. Apareceu pela primeira vez na história "O Grande Desafio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a postagem